Humberto van Lieshout, esse é o nome original do Beato Padre Eustáquio, como é popularmente conhecido em Belo Horizonte e no Brasil. Padre Eustáquio nasceu em 3 de novembro de 1890 no povoado de Aarle-Rixtel, que pertence à cidade de Laarbeek, província de Noord-Brabant, sul da Holanda. Em 1919, foi ordenado padre. Seis anos mais tarde, em 1925, chegou ao Brasil, à região do Triângulo Mineiro, onde assumiu trabalhos pastorais juntamente com seus irmãos de congregação.
Em 1942, Padre Eustáquio foi transferido para Belo Horizonte, já com fama de santo e de grande taumaturgo, decorrente de fatos relacionados às suas bênçãos seguidas de cura. O prefeito da capital mineira na época, Juscelino Kubitschek, considerando ter alcançado uma graça por intercessão de Padre Eustáquio, doou à sua congregação um terreno para que fosse contruída a Igreja dos Sagrados Corações de Jesus e Maria, que está situada no Bairro Padre Eustáquio, na rua com o mesmo nome. Padre Eustáquio assistiu ao início das obras de construção da igreja, mas não chegou a ver sua conclusão, pois veio a falecer em 30 de agosto de 1943 em decorrência da febre tifo.
Em 1962, um milagre foi-lhe atribuído, referente à cura de um câncer de garganta. Isso contribuiu para instauração do seu processo de beatificação pelo Vaticano que, em 2006, o declarou Beato Padre Eustáquio.
O povoado de Aarle-Rixtel, onde nasceu Padre Eustáquio fica bem próximo à cidade de Eindhoven, aproximadamente uns 17 km. Existem ciclovias, como as das fotos abaixo, relativamente bem sinalizadas em que é possível fazer o percursso de bicicleta.
A estrada segue até a cidade de Helmond...
... onde, como é muito comum em outras cidades da Holanda, existe uma feira sábado na praça.
De Helmond, outra estrada leva à Aarle-Rixtel...
... terra natal do Beato Padre Eustáquio.
Fontes consultadas:
www.padreeustaquio.org.br/
http://www.vatican.va/news_services/liturgy/saints/ns_lit_doc_20060615_eustaquio_po.html
http://www.santosdobrasil.org/?system=news&eid=264
4 comentários:
Arrá, agora sim! Abaixo à censura, sim aos comentários!
Muito legal a ideia fotos+informação sobre o local.
Eia trem loco sô!
Aí, Victor,
Agora estou na fase de testes dos comentários... ehehe.
O bom de fotos+informação é que integra texto e imagens, tudo fica melhor explicado.
Uai, trem, sô!
Zé Diamantina
Ficou muito legal, bem informadoe as fotografias ficaram bonitas e convidativas. Pretendo fazer o passeio dpois te conto e trocamos figurinhas,ok.Abraço. Ah, tbem tenho um blog, www.diaadiagimoca.blogspot.com, dê uma passadinha lá.
Giselle.
Obrigado Giselle pelos comentários.
Já tô seguindo seu blog também.
Um abraço.
Postar um comentário