Minha lista de blogs

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Samba na Holanda e na Europa

Está plenamente equivocado quem acha que só brasileiro tem samba na veia...

Pois os mais incrédulos podem verificar isso na Holanda, durante o carnaval, em festividades e em festivais de samba. Como o "Torneio de Samba" que que é um festival de samba organizado pelo grupo "Aventurado" (http://www.aventurado.nl/). A configuração dos grupos é baseada em um formato percussivo, e os ritmos presentes na pauta das apresentações são o samba, o samba-reggae, o frevo, a batucada...

Pois em uma tarde chuvosa em Eindhoven no domingo de 12 de setembro de 2010, estavam vários grupos na Praça Wilhelmina ou no bom holandês, Wilhelminaplein. Os grupos se revezaram no palco montado na praça.






Enquanto isso, no palco do Café Wilhelmina também ocorriam apresentações de grupos de samba, de dança  e de capoeira, ao som de música brasileira ou salsa. Esse grupo que está na foto abaixo é o Bloco Barulho (http://www.bloco.nl/) de Eindhoven.



Pois é, na Europa a salsa é bastante popular, e o bom e velho samba se une a esse outro tradicional ritmo latino para colocarem cada vez mais em evidência o swing e a força da música latino-americana.

Nesse contexto, ainda, não poderia faltar a Capoeira... mistura de dança, música, luta, arte!


"Mas que nada", citando Jor Ben, ou que chuva que nada, com todos esse ingredientes só quem é "ruim da cabeça ou doente do pé" para deixar de prestigiar o samba na Holanda!... Até a garotada entrou na roda...




O grupo da foto acima é a escola de samba "Os Malandros" (http://www.osmalandros.nl/)

Ah, para os mais desavidados, caminhando um pouquinho mais para o norte, para a Finlândia, o grupo de samba G.R.E.S. Império do Papagaio (http://www.papagaio.fi/) também faz um batuque de primeira qualidade. No website do grupo, há uma frase que qualquer sambista ou quem tem samba na veia entende muito bem: "samba não é um ritmo, é um estado de espírito..."