Minha lista de blogs

terça-feira, 19 de outubro de 2010

O Ouro Negro de Sabará

A frutinha preta com nome científico Myciaria cauliflora,  popularmente conhecida como "jabuticaba", é considerada uma fruta tipicamente brasileira, nativa da Mata Atlântica. Outras espécies já foram catalogadas e a jabuticaba tem época de produção entre setembro e novembro, coincidente com o início da primavera ou do "tempo das águas" no centro-sul do Brasil. Mas, podem ser colhidas eventualmente também no ínício de março ou abril, dependendo do regime de chuvas naquele ano ou se os pés da fruta são devida e regularmente irrigados.


A jabuticaba pode ser melhor apreciada quando fresca, e não pode demorar a ser consumida depois de colhida, pois costuma azedar-se rapidamente, normalmente mesmo no dia da colheita. Mas, uma vez fermentada, pode ser usada também na fabricação de vinhos e licores. É também utilizada para fabricação de sucos, doces, geleias e sorvetes.


Na  histórica cidade mineira de Sabará, situada a 18 km de Belo Horizonte, a jabuticaba é considerada um verdadeiro "ouro negro" do município. De fato, a valorização da fruta na cidade é muito grande, ao ponto da prefeitura conceder às pessoas que tem a árvore no quintal de casa, um percentual de desconto no imposto municipal sobre suas propriedades. Da mesma forma, o "Festival da Jabuticaba" é organizado anualmente em Sabará em algum dos últimos meses do ano. É uma excelente oportunidade para sabarenses e visitantes apreciarem a frutinha "in natura" e seus derivados, e para comerciantes locais garantirem alguma renda com a venda dos produtos.

Em 2010, o Festival da Jabuticaba de Sabará será realizado no mês de novembro, nos dias 20 e 21, na Praça de Esportes da cidade. Para maiores informações, basta acessar o site da Prefeitura de Sabará: http://www.sabara.mg.gov.br/.

Além do festival, é também uma boa oportunidade para se fazer uma caminhada pelo centro histórico da cidade e visitar alguns lugares turísticos como as Igrejas de Nossa Senhora do Ó, do Rosário, do Carmo e de Nossa Senhora da Conceição, o Chafariz do Kaquende e a Casa da Ópera. Outra opção é saborear pratos típicos da culinária sabarense e mineira, como o ora-pro-nobis e a samambaia com costelinha e angu, feijoada e feijão tropeiro, acompanhados de uma cachacinha da região. Bares e restaurantes como o Bar do Cruz, Sabarabuçu 314, e Moinho D'água e Jotapê no bairro Pompéu, são alguns exemplos de lugares em que se pode apreciar a gastronomia local e, eventualmente durante o Festival da Jabuticaba, os derivados do "ouro negro" de Sabará. 

 Igreja de Nossa Senhora do Ó, em Sabará

Fontes consultadas:


Um comentário:

Zé Leonardo disse...

Hi, Teuvo,
Thanks for you comments. I have taken a look on you blog, your photos are really very nice! I will divulge your blog for my friends, ok?
Have a nice autumm too,
Zé Diamantina