Minha lista de blogs

terça-feira, 5 de abril de 2011

Semana Santa nas Cidades Históricas de Minas

Vai se aproximando mais uma Semana Santa, e as cidades históricas de Minas Gerais já se preparam para celebrar a trajetória de Cristo desde a sua entrada em Jerusalém, no Domingo de Ramos, passando pelo seu julgamento e morte na cruz, e culminando com a celebração dos festejos da Páscoa, que marcam a ressurreição de Jesus. No ano de 2011, o Domingo de Ramos será no dia 17 de abril, sendo que uma semana depois, no dia 24, será celebrada a festa da Páscoa.

A Semana Santa nas cidades históricas de Minas é marcada pela profunda religiosidade e pela tradição de cerimônias e procissões que remontam dos tempos em que o país ainda era colônia portuguesa. Em cidades como Diamantina, Sabará, Ouro Preto, Mariana, São João Del Rey, Tiradentes e Serro, diversas cerimônias fazem referência ao sofrimento de Cristo na cruz, sendo que algumas já estão sendo celebradas desde o início da Quaresma, como é o caso da Via Sacra, que em alguns lugares é realizada nas sextas-feiras deste período.

 Via Sacra em Diamantina, celebrada na Sexta-feira da Paixão

Além de ser uma oportunidade para vivenciar e celebrar a trajetória de Cristo até o calvário e os festejos da Páscoa, aproveitar a Semana Santa em uma dessas cidades é uma alternativa para quem quer conhecer um pouco da história do Brasil e de Minas, traduzida nos monumentos barrocos, vielas, museus e igrejas que compõem a paisagem de cada uma delas. Além disso, elas possuem também opções para quem curte o ecoturismo e o sossego de vilas e lugarejos nos arredores.

Assista, abaixo, a vídeo no qual é entoado um dos motetos dos "passos" durante a Procissão do Encontro em Sabará, que acontece na cidade na Terça-feira Santa. No vídeo, o moteto é executado pela Sociedade Musical Santa Cecília de Sabará.


Nenhum comentário: