Minha lista de blogs

sábado, 30 de abril de 2011

Festivais gastronômicos em Minas

Além da hospitalidade de seu povo, das belezas naturais e do encantamento de suas cidades históricas, dentre outros atrativos, Minas Gerais tem a fama de possuir uma das melhores culinárias do país. E para conhecer e apreciar a culinária mineira, uma boa oportunidade é participando dos festivais gastronômicos que ocorrem ao longo do ano no estado. E nessa época específica do ano, alguns desses festivais costumam deixar eufóricos os amantes da boa gastronomia.

É o caso do "Comida di Buteco", que talvez seja o mais famoso deles, e que, inclusive, se espalhou por outros estados do país. Em 2011, o festival começou no último dia 15 e está ocorrendo simultaneamente nas 15 cidades que estão incluídas em sua rota, como por exemplo, Belo Horizonte, Juiz de Fora, Montes Claros, Belém, Rio de Janeiro e Salvador.  O "Comida di Buteco" é coroado com a "Saidera", festa de encerramento em que se pode experimentar todos os tira-gostos oferecidos pelos bares participantes, e onde também ocorrem apresentações musicais e a divulgação e premiação do buteco eleito por oferecer o melhor tira-gosto. Maiores informações:


Outro festival gastronômico que ganhou bastante notoriedade ao longo dos anos é o "Festival do Ora-Pro-Nobis" na histórica Sabará. O festival, que acontece no aconchegante bairro Pompéu,  começa no próximo dia 14, estendendo-se até o dia 22 maio, com extensa programação. E, durante o festival, em diversos bares e restaurantes da cidade, são oferecidos, por exemplo, o angu com costelinha e ora-pro-nobis, pastel de ora-pro-nobis, sorvete de ora-pro-nobis, etc. Maiores informações:

Finalmente, um festival que também é uma boa opção para os amantes da gastronomia é o "De Tira em Tira", que está em sua segunda edição em 2011, e acontece na bela localidade de São Gonçalo do Rio das Pedras, distrito do Serro. O "De Tira em Tira" ocorrerá entre os dias 14 e 28 de maio de 2011, e também é coroado com sua festa de encerramento, quando se tem a oportunidade de degustar todos os tira-gostos do festival e curtir apresentações musicais. Maiores informações:
http://turismosolidario.com.br/interna.php?area=45&noticia_id=77

 Encerramento do festival "De Tira em Tira" em 2010

Pra fechar essa postagem, vale a pena lembrar que os pratos e tira-gostos podem ser acompanhados por uma cerveja bem gelada e pela boa cachaça que o estado oferece!...

Nenhum comentário: