Minha lista de blogs

sábado, 30 de abril de 2011

Festivais gastronômicos em Minas

Além da hospitalidade de seu povo, das belezas naturais e do encantamento de suas cidades históricas, dentre outros atrativos, Minas Gerais tem a fama de possuir uma das melhores culinárias do país. E para conhecer e apreciar a culinária mineira, uma boa oportunidade é participando dos festivais gastronômicos que ocorrem ao longo do ano no estado. E nessa época específica do ano, alguns desses festivais costumam deixar eufóricos os amantes da boa gastronomia.

É o caso do "Comida di Buteco", que talvez seja o mais famoso deles, e que, inclusive, se espalhou por outros estados do país. Em 2011, o festival começou no último dia 15 e está ocorrendo simultaneamente nas 15 cidades que estão incluídas em sua rota, como por exemplo, Belo Horizonte, Juiz de Fora, Montes Claros, Belém, Rio de Janeiro e Salvador.  O "Comida di Buteco" é coroado com a "Saidera", festa de encerramento em que se pode experimentar todos os tira-gostos oferecidos pelos bares participantes, e onde também ocorrem apresentações musicais e a divulgação e premiação do buteco eleito por oferecer o melhor tira-gosto. Maiores informações:


Outro festival gastronômico que ganhou bastante notoriedade ao longo dos anos é o "Festival do Ora-Pro-Nobis" na histórica Sabará. O festival, que acontece no aconchegante bairro Pompéu,  começa no próximo dia 14, estendendo-se até o dia 22 maio, com extensa programação. E, durante o festival, em diversos bares e restaurantes da cidade, são oferecidos, por exemplo, o angu com costelinha e ora-pro-nobis, pastel de ora-pro-nobis, sorvete de ora-pro-nobis, etc. Maiores informações:

Finalmente, um festival que também é uma boa opção para os amantes da gastronomia é o "De Tira em Tira", que está em sua segunda edição em 2011, e acontece na bela localidade de São Gonçalo do Rio das Pedras, distrito do Serro. O "De Tira em Tira" ocorrerá entre os dias 14 e 28 de maio de 2011, e também é coroado com sua festa de encerramento, quando se tem a oportunidade de degustar todos os tira-gostos do festival e curtir apresentações musicais. Maiores informações:
http://turismosolidario.com.br/interna.php?area=45&noticia_id=77

 Encerramento do festival "De Tira em Tira" em 2010

Pra fechar essa postagem, vale a pena lembrar que os pratos e tira-gostos podem ser acompanhados por uma cerveja bem gelada e pela boa cachaça que o estado oferece!...

quinta-feira, 21 de abril de 2011

A Semana é Santa - por Harlen Quaranta

A SEMANA É SANTA
Harlen da Luz Quaranta

É sempre uma emoção
Ver nesta ocasião
A prática da fé
Dos que ainda mantêm esta tradição
Mesmo que seja só com o advento da Quaresma
Que com o seu fim, chegamos à Semana Santa
Que inicia-se sempre no Domingo de Ramos
Passando por via sacra na Segunda e Terça
Na Quarta do encontro
A Quinta do lava-pés
E a Sexta da paixão
Com a Procissão do Enterro
Acompanhada por milhares de fieis fervorosos
Entoando cantos, rezas e encenações ao longo do cortejo
Da tradicional Guarda Romana
Figurada por mais de duzentos homens
Com a dança das alabardas
Ao som da marcha fúnebre
Brilhantemente executada pela Banda do 3º Batalhão
Que representa todo o martírio de Jesus
Momento que nos faz lembrar todo o seu sofrimento
Do canto da Maria Beú ao sermão do arcebispo
É sempre uma reflexão
Mas logo rompemos as aleluias
Então já é Sábado pela manhã
E já estamos na tradicional feira do Mercado Velho
Aí diamantineses ausentes encontram os sempre presentes
Abraços, apertos de mão e muito bate-papo
Uma onda de recordação invade o Mercado, é hora de matar a saudade
No Domingo, sobre um tapete colorido de areia e serragem
Já estamos na procissão solene do Santíssimo
É a ressurreição
Feliz Páscoa

Clique na imagem
Vitral da Basílica do Sagrado Coração de Jesus em Diamantina,
mostrando a ressurreição de Cristo


Prezado(a) visitante,

Desejamos a você e aos seus uma FELIZ PÁSCOA, que a PAZ, o AMOR, a ESPERANÇA e a HARMONIA  possam renascer, a cada dia, no coração de cada um!

Equipe do Blog do Zé Diamantina

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Programação da Semana Santa em Diamantina - 2011

Os mistérios da dor e sofrimento da Paixão de Cristo são vividos e retratados com grande fervor em Diamantina, fazendo da Semana Santa uma das festas religiosas mais tradicionais da cidade.
Encenação de quadros vivos que representam a vida de Jesus Cristo até a condenação da morte e Ressurreição, constituem uma bonita demonstração de tradição, religiosidade e fé.
Confira a programação geral, organizada pela Paróquia Santo Antônio da Sé com apoio da Prefeitura Municipal de Diamantina, através da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Patrimônio:

Programa de 2011

Domingo de Ramos (17/04)
O Domingo de Ramos tem origem bíblica e está ligado à entrada de Jesus pela última vez em Jerusalém, quando o povo o aclamou, cobrindo o caminho que ele passaria com ramos e marcando assim sua chegada solene.
09 Hs – Benção dos Ramos, na Praça Dr. Prado, e Procissão em direção à Catedral.
20 Hs – Celebração Eucarística, na Catedral Metropolitana.

Segunda-feira (18/04)
18 Hs – Celebração Eucarística, às 18 horas, e Oração Litúrgica do Ofício das Trevas na Catedral Metropolitana.

Terça-feira (19/04)
18 Hs – Celebração Eucarística na Catedral Metropolitana de Diamantina
19 Hs – Oração Litúrgica do Oficio de trevas na Catedral Metropolitana de Diamantina.
20 Hs – Terço com as famílias na Catedral Metropolitana de Diamantina.

Quarta-feira (20/04)
Na porta da Catedral Metropolitana, será celebrado o Sermão do Encontro, que narra quando Maria encontra seu Filho. Logo após, terá início a Procissão do Encontro.
18 Hs – Celebração Eucarística na Catedral Metropolitana de Diamantina
19 Hs – Oração Litúrgica do Oficio de trevas na Catedral Metropolitana de Diamantina.
20 Hs – Procissão do Encontro.

Quinta-feira (21/04)
19 Hs –  Celebração da Ceia do Senhor, com a cerimônia de lava-pés, às 19 horas, na Catedral Metropolitana.
21 Hs – Hora Santa Eucarística.

Sexta-feira (22/04)
09 Hs - Via Sacra será encenada ao vivo, a partir das 9 horas, mostrando o caminho que Jesus percorreu de Jerusalém até o calvário para ser morto. Na tradição, a Via Sacra é composta por 14 estações, mas de algum tempo para cá se incluiu uma 15ª para dizer que Jesus não ficou parado na morte, na sepultura, mas ele ressuscitou, seria a vida plena na ressurreição.
Trajeto: Saindo da Igreja do Bonfim.
13 Hs – Sermão das Sete Palavras na Catedral Metropolitana.
15 Hs – Solene Ação Litúrgica
19 Hs – Sermão do Descendimento da Cruz, logo após Procissão do Enterro, com a Cruz da Penitência à frente, seguida pelo estandarte que lembra a bandeira romana, em posição horizontal, em sinal de luto. Ao centro, mulheres vestidas de negro representam as Santas Mulheres que acompanharam a Paixão de Cristo, ladeadas pelas irmandades que conduzem velas acesas. À frente do esquife, conduzido sob o secular pálio roxo bordado a ouro, segue a tradicional Guarda Romana, composta por 200 homens trajados a caráter. Outras figuras bíblicas aparecem: os 12 Apóstolos, Salomé, Madalena, a Rainha de Sabá, além de um grupo de jovens vestidos de túnicas brancas conduzindo os martírios. Música fúnebre é executada pela Banda do 3º Batalhão da PMMG e a figura de Maria Beú canta, de quando em quando, a Paixão de Cristo, em latim. Após a procissão, Sermão da Soledade de Maria, as portas da Igreja do Carmo.

Sábado (23/04)
Sábado Santo - Dia de recolhimento e oração. Durante todo o dia, a imagem do Senhor Morto permanecerá para visitação dos fiéis, na Igreja Nossa Senhora do Carmo.
21 Hs – Celebração da Vigília Pascal, na Catedral Metropolitana.

Domingo (24/04)
No Domingo de Páscoa, as ruas de Diamantina são ornamentadas com tapetes de flores, areia e serragem, nas janelas e sacadas, vasos floridos, colchas e toalhas coloridas completam a ornamentação festiva e alegre para a passagem da Procissão do Santíssimo, quando se celebra Jesus Ressuscitado.
09 Hs – Solene Missa Pontifical  
Trajeto: Praça da Catedral; ruas Direita, Vieira Couto, Contrato, do Carmo e Quitanda e Praça da Catedral.
12 Hs – Repiques de Sinos em todas as igrejas da Paróquia e queima de fogos para a saída das bandeiras do Divino Espírito Santo, que visitarão as famílias em preparação à Festa de Pentecostes.
19 Hs - Celebração Eucarística e Coroação da Imagem de Nossa Senhora , na Catedral Metropolitana.

Semana Santa em Diamantina
Realização: Mitra Arquidiocesana de Diamantina/Paróquia de Santo Antonio da Sé


Fonte: http://www.diamantina.mg.gov.br/

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Semana Santa em Diamantina - DVD

Alguns amigos me pediram que eu lhes repassasse algum material fotográfico que eu tinha feito da Semana Santa em Diamantina. Atendendo ao pedido, repassei-lhes algumas fotos e vídeos da tradicional celebração da paixão, morte e ressurreição de Cristo que ocorre anualmente em Diamantina, desde os tempos de Arraial do Tejuco.

Mas, ao invés de apenas entregar o material sem nenhuma informação ou comentário que pudesse pelo menos explicar um ou outro detalhe, ou indicar a que cada foto ou vídeo se referia, decidi criar um roteiro e fazer um pequeno filme, inserindo comentários, letras de cânticos, créditos, etc.

O resultado foi a edição de um DVD, sem nenhum viés profissional ou intenção comercial, cujos capítulos são algumas das celebrações que acontecem durante a Semana Santa em Diamantina. Um pequeno registro que espero poder ajudar a divulgar a secular tradição diamantinense de celebrar a trajetória de Jesus até o Calvário e de festejar a sua ressurreição.

Os vídeos do DVD estão postados no YouTube e podem ser assistidos abaixo...


Semana Santa em Diamantina - Procissão do Encontro



Semana Santa em Diamantina - Passos da Procissão do Encontro



Semana Santa em Diamantina - Via Sacra


Semana Santa em Diamantina - Descendimento da Cruz e Procissão do Enterro - Parte 1



Semana Santa em Diamantina - Descendimento da Cruz e Procissão do Enterro - Parte 2



Semana Santa em Diamantina - Descendimento da Cruz e Procissão do Enterro - Parte 3



Semana Santa em Diamantina - Procissão da Ressurreição


Créditos do DVD

Imagens, pesquisa e edição
ZÉ LEONARDO

Músicas
- Procissão do Encontro -
MARCHA DOS PASSOS
- Passos da Procissão do Encontro –
BAJULANS
ANGARIAVERUNT
EXEAMOS ERGO
O VOS OMNES
FILIAE JERUSALEM
JESUS CLAMA VOCE MAGNA
MISERERE
- Via Sacra –
PECADORES REDIMIDOS
O CANTO DA VERÔNICA
PERDÃO, MEU JESUS
- Descendimento da Cruz e Procissão do Enterro
EIS O LENHO DA CRUZ
O CANTO DA VERÔNICA
MARCHA DA PAIXÃO
 - Procissão da Ressurreição –
CRISTO NOSSA PÁSCOA FOI IMOLADO
GLÓRIA AO FILHO, QUE RESSUCITOU!
GLÓRIA A JESUS NA HÓSTIA SANTA
BATUTAS
HINO NACIONAL BRASILEIRO
AQUARELA DO BRASIL
PEIXE VIVO
DIAMANTINA EM SERENATA

Agradecimentos
MARIA ELGITA SOARES

Fontes consultadas
"PROGRAMAÇÃO DA SEMANA SANTA EM DIAMANTINA"
(2009 E 2010) - ARQUIDIOCESE DE DIAMANTINA
“MINHA VIDA DE MENINA” – HELENA MORLEY


DIAMANTINA - MMX

quarta-feira, 6 de abril de 2011

O Largo é do João - por Harlen Quaranta

  O LARGO É DO JOÃO

Harlen da Luz Quaranta


Logo ao amanhecer, ele já se transforma em um grande eixo de acesso aos diversos pontos da cidade
Estudantes, trabalhadores, aposentados, inativos,   visitantes,   e tantos outros passam por ali ou vivem o seu dia por lá

Pra quem chega e vai se hospedar, lá tem hotel, em uma extremidade e na outra
Atleticanos ou não, o que se vê é uma concentração, é um happy  hour na banca, com grande euforia, sempre sob o olhar do “divino”
E pra quem tem dúvida lá esta o CESEC, ponto da cultura estudantil, pra quem já sabe ou vai começar, sob olhar da SRE
Pra um bate-papo descontraído sem compromisso, temos o coreto, com as marcas do tempo, mas sempre bem frequentado
O Largo também tem sua união, dos reformados da PMMG, sempre a sua frente aquele gente fina o “canela roxa”
Em seguida o prédio da antiga RFFSA, hoje quartel de uma das mais confiáveis instituições brasileiras, o Corpo de Bombeiros
Aí já estamos na rodoviária, que  no seu horário de pico o movimento é grande, muitas vezes um ou outro passageiro perde o embarque, ai é aquele corre-corre
É aí que o grito, primitivo mecanismo de comunicação, faz o ônibus parar e o passageiro aflito embarcar
Se o grito não funcionar, o jeito é apelar pra um táxi, que pra resolver, logo em frente a rodoviária o seu ponto está
Continuando nosso giro, no shopping já estamos, lá tem restaurante, bares, pastelaria, hotel e farmácia
O Largo tem o seu comandante, do 3º batalhão da PMMG, que neste território por temporada ali ele vai morar
E pra transportar um ponto de carreteiros ali está, aliado a eles, os camaradas chapas, mão de obra fácil é só contratar
Barbearia de muitas gerações, no Largo já é tradição, bem frequentada além de cortar ou barbear lá também você pode se informar
E o bar São Jorge, hein?!, não é mais o mesmo, nossa turma não se encontra mais lá, a galera é outra. Onde está o Preto, o Giovane, o Nilson, o Claudinho, o Gilberto, o Márcio, que saudades do saudoso Osvaldo!...
Final de tarde, princípio de noite, no Largo o trânsito é intenso, geralmente tumultuado, reflexo da intensidade do eixo de vai e vem da cidade
Mas se tudo isso te deixa entediado é só o asfalto subir, pra outra cidade seguir e boa viagem
Enfim no Largo tem lojas, loterias, farmácias, posto de gasolina, até um mercado novo, quem sabe no futuro uma agência bancária
Por isso que o Largo é do João 
Foto antiga do Largo Dom João em Diamantina - http://www.passadicovirtual.blogspot.com/

terça-feira, 5 de abril de 2011

Semana Santa nas Cidades Históricas de Minas

Vai se aproximando mais uma Semana Santa, e as cidades históricas de Minas Gerais já se preparam para celebrar a trajetória de Cristo desde a sua entrada em Jerusalém, no Domingo de Ramos, passando pelo seu julgamento e morte na cruz, e culminando com a celebração dos festejos da Páscoa, que marcam a ressurreição de Jesus. No ano de 2011, o Domingo de Ramos será no dia 17 de abril, sendo que uma semana depois, no dia 24, será celebrada a festa da Páscoa.

A Semana Santa nas cidades históricas de Minas é marcada pela profunda religiosidade e pela tradição de cerimônias e procissões que remontam dos tempos em que o país ainda era colônia portuguesa. Em cidades como Diamantina, Sabará, Ouro Preto, Mariana, São João Del Rey, Tiradentes e Serro, diversas cerimônias fazem referência ao sofrimento de Cristo na cruz, sendo que algumas já estão sendo celebradas desde o início da Quaresma, como é o caso da Via Sacra, que em alguns lugares é realizada nas sextas-feiras deste período.

 Via Sacra em Diamantina, celebrada na Sexta-feira da Paixão

Além de ser uma oportunidade para vivenciar e celebrar a trajetória de Cristo até o calvário e os festejos da Páscoa, aproveitar a Semana Santa em uma dessas cidades é uma alternativa para quem quer conhecer um pouco da história do Brasil e de Minas, traduzida nos monumentos barrocos, vielas, museus e igrejas que compõem a paisagem de cada uma delas. Além disso, elas possuem também opções para quem curte o ecoturismo e o sossego de vilas e lugarejos nos arredores.

Assista, abaixo, a vídeo no qual é entoado um dos motetos dos "passos" durante a Procissão do Encontro em Sabará, que acontece na cidade na Terça-feira Santa. No vídeo, o moteto é executado pela Sociedade Musical Santa Cecília de Sabará.