Minha lista de blogs

sábado, 24 de dezembro de 2011

Feliz Natal e Feliz 2012!!

Dentre os sentidos que a Noite de Natal possui, um a torna diferente das outras noites do ano: é o que inspira paz, harmonia, luz e esperança no coração das pessoas...

Caro amigo que acessa o Blog do Zé Diamantina,

Que a Noite de Natal possa inspirar esses mesmos sentimentos também nos 366 dias do ano de 2012, e que o ano vindouro seja, ainda, repleto de muita saúde e realizações!!

É o que sinceramente lhe desejamos!
Equipe do Blog do Zé Diamantina

Um dos presépios montados na Catedral de São Miguel e Santa Gudula em Bruxelas - Natal de 2011

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Salve o samba! Cheers for samba music!

O Dia Nacional do Samba  poderia muito bem ser considerado o "dia internacional" desse gênero musical, uma vez que há muito tempo o samba já ultrapassou as fronteiras brasileiras, e mais e mais tem ganhado adeptos em todo o mundo.

Para o bom sambista, todo dia é dia de samba. Mas o dia 2 de dezembro é uma boa oportunidade para comemorar a existência desse tipo de música que leva alegria a tantos corações.

Também para celebrar a data, deixo, abaixo, videoclipes de dois sambas, o primeiro de nome "Para ver as Meninas" de Paulinho da Viola, intepretado por ele próprio e por Marisa Monte. O segundo é a versão em inglês do "Samba de uma nota só", ou "One note samba", composto por Tom Jobim, interpretado por Olivia.

Salve o samba!

The denomination "Brazilian National Samba Day" could be perfectly changed to "International Samba Day", since samba music crossed the Brazilian borders for a long time now, and more and more has got fans all over the world.

For the sambist, everyday is samba day, although December 2th is a nice opportunity for celebrating the existence of this musical gender which makes a lot of people feel happier.

Also for celebrating the samba day, below I have embedded videoclips of two samba songs, the first one named "Para ver as meninas" by Paulinho da Viola, peformed by himself and by Marisa Monte. The second one is the "One note samba" composed by Tom Jobim and performed by Olivia.

Cheers for samba music!



quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Festival do Frango Caipira em São Gonçalo do Rio das Pedras 2011

Está acontecendo desde ontem até o próximo domingo, o VI Festival do Frango Caipira em São Gonçalo do Rio das Pedras...


Aproveite!!

terça-feira, 1 de novembro de 2011

XXV Festival da Jabuticaba de Sabará - 2011

A histórica Sabará realiza nos dias 3 e 4 de dezembro de 2011, na Praça de Esportes de Sabará, o seu 25o. Festival da Jabuticaba, oportunidade ímpar para saborear a frutinha, que é considerada o "ouro negro" da cidade, bem como os seus derivados.



Confira maiores informações e a programação completa do festival em:


Festival Diamantina Gourmet 2011

Acontece em Diamantina, do dia 05 ao dia 15 de novembro de 2011, a 2a. edição do festival de gastronomia e cultura Diamantina Gourmet.

Clique no cartaz para ver em tamanho ampliado


Maiores informações:

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Dez Anos de Café no Beco - por Harlen Quaranta

DEZ ANOS DE CAFÉ NO BECO
Harlen da Luz Quaranta

Com seu charme centenário
Emoldurado pelo seu casario
O Beco da Tecla tem o seu café
Sempre aos domingos
Este ano completando dez anos
Nossos parabéns
Ao que por lá só passou
Ou o que te eternizou
E em realidade te transformou
Dos que te transformaram
Prá nossa Diamantina
Em mais um costume e tradição
Ao que com muita energia dança
Ou ao que lá sentado descansa
Da inesquecível Dona Ambrosina
E do canto de suas pastorinhas
Das deliciosas quitandas caseiras
Vendidas em uma rotina já costumeira
Dos concertos musicais
Ao canto de corais
Da sanfona e zabumba
Ao pandeiro e agogô
A um entusiasmado cantadô
Do seu café e do pão de queijo
Ou uma parada em um canto
Da sua canastra a um recanto
Lá tudo é um encanto
Da esquina do bate-papo
As bancas de artesanato
Do seu espaço, que te traduz em leitura
Das suas conveniências e suas lembranças
Dos turistas que vêm pra dança
Parabéns pela sua primeira década
De existência e persistência 

Café no Beco em Diamantina (Foto: Harlen Quaranta)

Café no Beco em Diamantina (Foto: Harlen Quaranta)

Encerramento do mês do Rosário em Handel - Afsluiting van de Rozenkransmaand in Handel

Para coroar o mês de Nossa Senhora do Rosário e das missões, a Comunidade de N. Sra. Aparecida em Handel, no sul da Holanda, realiza no próximo dia 30 de outubro, entre 18 e 19 horas, a reza do terço missionário em mais de vinte idiomas diferentes e grande procissão luminosa no parque de Handel. Todos estão convidados.


Om de maand van O.L.Vrouw van de Rozenkrans en van de missies te bekronen realizeert de gemeenschap van O.L.Vrouw Aparecida in Handel, in het Zuiden van Nederland, aanstaande 30 oktober van 18-19 uur het bidden van de missionaite rozenkrans in minstens 20 verschillende talen en met grote lict processie in het park van Handel. Allemaal worden genodigden.

Maiores informações (meer informatie):
O.L. Vrouwestraat 57
5423 SJ Handel Tel 0492 321315

O terço (ou o rosário) é uma oração mariana durante o qual são contemplados momentos da vida de Cristo e de Nossa Senhora. No cancioneiro popular, algumas canções buscam retratar momentos da vida de Jesus e Maria, como a música "O Poder do Criador", interpretada pela dupla Goiano e Paranaense, que deixo a seguir como fechamento desta postagem.


Clique para ouvir

sábado, 1 de outubro de 2011

I Festa Brasileira em Handel - I Braziliaans Feest in Handel

Acontece em Handel, no domingo dia 9 de outubro, a I Festa Brasileira, com celebração em louvor a Nossa Senhora Aparecida, seguida de tarde cultural brasileira.

Flyer em Português

Flyer in het Nederlands

Abaixo, deixo uma versão que tenho  da tradicional música "Viva a Mãe de Deus e Nossa", que será cantada na missa em louvor a Nossa Senhora Aparecida no dia da festa.


Clique para ouvir

Festa do Rosário em Diamantina 2011 - Cartaz

Clique no cartaz para ver em tamanho ampliado


Festival de História em Diamantina

A partir da próxima sexta-feira, dia 7, até o dia 12 de outubro de 2011, acontece em Diamantina o Festival de História, com vasta programação científica e cultural.

Maiores informações:

Festa do Rosário em Curralinho 2011

Tema: O Rosário é o Itinerário da Vida de Cristo


Reis Afros: João Carlos e Eva
Reis Portugueses: Edmar e Virgínia


Programação


1o. Dia: 13/10 - Quinta-feira - Missa da Família

2o. Dia: 14/10 - Sexta-feira - Missa do Garimpeiro

3o. Dia: 15/10 - Sábado - Missa do Mastro

4o. Dia: 16/10 - Domingo - Missa do Cortejo


Realização: Paróquia do Sagrado Coração de de Jesus

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Festa do Rosário em Diamantina 2011 - Reinado

O Reinado, tradicional cortejo que marca a Festa do Rosário em Diamantina, acontecerá em 2011 no dia 23 de outubro:

Clique no cartaz para ver em tamanho ampliado

Assista abaixo, a vídeo mostrando o Reinado da Festa do Rosário em Diamantina no ano de 2010:


Confira maiores informações sobre  essa tradicional manifestação da cultura religiosa e popular diamantinense em:

Mostra de Cinema de Belo Horizonte 2011

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Sete de Setembro, Tempos Idos - por Harlen Quaranta

SETE DE SETEMBRO, TEMPOS IDOS

Harlen da Luz Quaranta

Na nossa época,  os colégios começavam os ensaios, logo no princípio do mês de agosto, pelas ruas da cidade, costumavam até se encontrarem em algum ponto  e um ter que parar e ceder passagem pro outro, pra não haver congestionamento.

Tocar na bateria então, não era pra qualquer um, tinha que ser bom nos repiques do tarol, ter braços fortes ou  política com o chefe de bateria pra executar essa função. Nesta época eu estudava no Leopoldo de Miranda e fui selecionado pelo professor Zé Coquinho (in memoriam) pra tocar na bateria, isto pelo meu porte atlético, porém pra tocar bumbo e não o tarol que era o sonho da rapaziada.

Toquei o bumbo por uns dois ou três anos seguidos. Dai me senti no direito de ser promovido a um tocador de tarol. A chance surgiu, quando Antônio Carlos Fernandes (Tonim – in memoriam) e Emiliano Duarte Tibães, assumiram a chefia da bateria. Amigos que sempre fomos, articulei com eles a promoção, incentivado por outro grande amigo, o Leonardo Duarte Tibães (Leo – in memoriam).

Sugeriram um teste com o cobiçado instrumento, mas sinceramente eu não tinha nenhuma habilidade com ele - o tarol - , o teste  foi um desastre, me bateu um desespero, e já aborrecido disse “bumbo eu não toco mais”, afinal o tarol  era o instrumento da galera, o que mais se destacava pelos seus repiques, nada me tirava da cabeça que eu teria que tocá-lo, pois se tratava de um instrumento de destaque.

Foi aí que Tonim e o Emiliano, sempre habilidosos, me convenceram, que tocar o bumbo era para um membro de destaque na bateria,  para alunos de porte atlético, e que o instrumento marcava o passo da marcha e vinha a frente da bateria. Este famoso destaque era tudo no desfile, portanto me convenceram.

A briga por este destaque era tão grande que as meninas na época, disputavam a puxões de cabelo a posição de desfilar à frente da bateria.

Então desfilávamos pelo Largo Dom João, aos olhos de milhares de presentes e das autoridades postadas no palanque armado ao lado  do coreto. Desfile que só terminava na porta da escola, quando a bravíssima Zezé nos liberava. Aí era aquela correria, pra novamente voltarmos ao Largo Dom João pra ver as outras escolas e suas atrações. Mas o que não podíamos realmente perder era o desfile do colégio Nossa Senhora das Dores, escola totalmente feminina,  que com suas saias pinçadas e curtas nos presenteavam com um festival de pernas e davam um charme especial ao desfile por essa característica, como era bom.

Pra finalizar o desfile das escolas, vinha o Colégio Tiradentes, trazendo à sua frente a imponente e garbosa bateria, com sua maior personalidade, o folclórico Iça (in memoriam), com sua cor negra, barba rala, um quepe com penacho vermelho e tocando um bumbo com a maior elegância (isto sim era fina estampa), momento em que era ovacionado e aplaudido euforicamente.

O desfile acabou, a saudade ficou e os tempos, idos.

Mas viva a “Independência”.

Semana JK em Diamantina - Programação de shows

Clique no cartaz para ver em tamanho ampliado



terça-feira, 16 de agosto de 2011

O Festival, Vicente Mulecão e Eu - por Harlen Quaranta

O FESTIVAL, VICENTE MULECÃO E EU

Harlen da Luz Quaranta


Foi na manhã desta última quarta feira, 27 de julho, logo depois daquela maré de frio escaldante que nos assolou, que o sol nos brindou com um dia ensolarado e quente.

Eu, de férias não poderia deixar de dar aquela saidinha ali pelo centro da cidade onde diamantinenses e turistas se misturavam pelas ruas, praças e becos da nossa velha cidade, que nesta época se transforma em um grande festival e o seu cenário em uma explosão de cultura.

Depois subi até o Largo Dom João, e foi lá que sentado em um banquinho encontrei o Vicente Mulecão. Logicamente me assentei com ele. Sempre sorridente, logo lembrou histórias do meu falecido pai (Estevam Quaranta), quando eles jogavam pelada ali no Largo e no Morro Vermelho, contou que o meu pai foi um dos maiores jogadores destas peladas, o comparou com “Danilo” jogador do Vasco na época em que o Vasco foi campeão brasileiro, sob o titulo “Vasco campeão, super campeão”.

“O seu pai era magro e alto, tinha a mesma habilidade, classe e elegância do Danilo, e ainda chutava fortíssimo sem tomar distância” disse ele, encenando a jogada.

Segundo ele, os dirigentes do “Tijuco”, clube de futebol da época aqui em Diamantina, não se cansavam de aliciar o meu pai. “Mas seu pai era muito sistemático, não vestia short, só jogava de calça comprida e de botina, camisa social abotoada até o pescoço”.

Por isto a resistência de se filiar a algum time.

Mudamos de assunto e perguntei por uma de suas filhas, a Helena, minha contemporânea, logo seu semblante mudou para dor com tristeza no olhar, eu não sabia mas a Helena havia falecido tragicamente, apesar de sua dor, mesmo assim ele me relatou o acontecido.

Daí o aticei das suas conquistas, “você foi um homem de várias mulheres, qual o segredo disto?”, o sorriso volta, com um olhar sereno e satisfeito. Me contou que sempre se vestiu bem, que teve três ternos alinhadissimos, comprados na loja do Zé Miranda e que teve um topete muito dos arrumados (o conjunto da obra era um must) e que apesar dos filhos e todos estes relacionamentos nunca havia se casado.

Nesta altura, vários conhecidos nossos já haviam parado pelo banquinho, porém somente o Vicente e eu permanecemos naquela prosa.

 Mas a hora do almoço chegou e nos despedimos, porém, se Deus quiser, ainda vamos nos encontrar em outros  banquinhos por aí.

E pro festival fica a sugestão à sua coordenação de abrir um espaço pros “Vicentes”   contarem histórias da nossa velha Diamantina.

sábado, 13 de agosto de 2011

Festejo do Tambor Mineiro 2011

Domingo, 21 de agosto,  a partir das 10 da manhã em Belo Horizonte...

Festival Cultural Clara Nunes em Caetanópolis

Está acontecendo em Caetanópolis até o dia 21 de agosto próximo, o 6o. Festival Cultural Clara Nunes, com diversas atrações artísticas.

Maiores informações:

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Pode chegar freguês, hoje é dia de feira!...

Sábado, domingo, segunda, terça, quarta, quinta ou sexta-feira... seja qual for o dia da semana, todo dia é dia de feira! Elas acontecem em ruas, praças, esquinas, recintos fechados, lugares preparados especialmente para elas ou não. Há feiras que se destinam à venda de tipo específico de produto, mas em outras pode-se encontrar uma variedade enorme de produtos como roupas, brinquedos, artesanato, hortifrutigranjeiros, alimentos, bebidas, etc.

Independente do formato que possuem, a verdade é que as feiras representam uma opção para quem deseja adquirir uma mercadoria algumas às vezes por um preço mais em conta, ou um produto que já saiu de linha, por exemplo, discos de vinil, ou peças de coleção. Algumas pessoas vão às feiras às vezes para bater um papo, escutar uma boa música, para "tomar umas", comer um bom tira-gosto, ou simplesmente curtir o ambiente.

Na Idade Média, as feiras representaram importante função para a comercialização de produtos, cujo papel foi relevante para o renascimento comercial. Algumas regiões na Europa como a região de Champagne, na França, e a região de Flandres, na Bélgica, se destacaram pelo comércio desenvolvido nesses locais que, frequentemente, era realizado em feiras. A cidade de Bruges juntamente com a cidade de Antuérpia constituíram importantes centros comerciais na região de Flandres. Em Bruges, ainda hoje, várias feiras acontecem em ruas ou em  espaços específicos destinado para elas.

Feira de artesanato em Bruges

Na Holanda, as feiras também são bastante tradicionais. Nelas podem ser encontrados hortifrutigranjeiros, roupas, peças para bicicleta, alimentos, objetos de coleção, etc. E elas ocorrem em várias cidades e em vários dias da semana.

Feira na terça-feira em Eindhoven


Feira no sábado em Amsterdam



Feira no sábado em Rotterdam

Uma feira holandesa bastante curiosa é a que acontece no Dia da Rainha. Nesse dia específico, o governo abre mão dos impostos  que incidem sobre a comercialização de produtos. Isso possibilita que qualquer pessoa possa ir para a rua e vender o que quiser, seja em primeira ou segunda mão, sem precisar pagar imposto por isso.

A popularidade das feiras no Brasil não é diferente,  é um tipo de comércio bastante tradicional que acontece de norte a sul do país. Na cidade do Rio de Janeiro, por exemplo, acontece a Feira Hippie, em Ipanema, aos domingos. No bairro de São Cristóvão da capital fluminense, ocorre também, de sexta a domingo, a tradicional Feira de São Cristóvão, em que se pode apreciar produtos e pratos típicos da culinária do Nordeste do país. Shows e apresentações musicais tambem são realizados nesta feira.

Em Minas, em diversas cidades também acontecem feiras. Citando algumas, Juiz de Fora possui uma feira de artesanato e roupas que é realizada no Calçadão, próximo ao Teatro Central. Em Belo Horizonte, várias feiras acontecem em ruas ou em recintos fechados. Talvez a mais famosa de todas seja a "Feira Hippie" que acontece aos domingos na Avenida Afonso Pena e que atrai um número enorme de pessoas interessadas em comprar artesanato, roupas, comidas  e as bebidas que são encontradas em algumas barracas.
  
Feira "Hippie" na Avenida Afonso Pena aos domingos em Belo Horizonte

Outra feira que é bastante concorrida na capital mineira é a Feira Modelo que acontece na Rua Paraíba às quintas-feiras, onde é possível comprar hortifrutigranjeiros além de saborear um feijão tropeiro, um torresmo ou um espetinho, acompanhados de uma cerveja gelada de de uma boa prosa. Vale a pena citar, também, a feira de artesanato que ocorre na Avenida Bernardo Monteiro, próximo à região hospitalar, às sexta-feiras. Em Ouro Preto, a feira permanente de artesanato em pedra sabão está situada na praça da Igreja de São Francisco e é uma opção para deseja adquirir alguma lembrança dessa cidade histórica.

Feira permanente de artesanato em pedra sabão em Ouro Preto
(Foto: http://aurelio.net/viagem/ouro-preto/)

Como diamantinense, não posso deixar de falar das feiras que acontecem em Diamantina, no Mercado Velho, antigo ponto de comércio de tropeiros. A Feira do Mercado do sábado de manhã iniciou-se em meados da década de noventa do século passado, mas rapidamente caiu no gosto tanto da população local, quanto dos visitantes. Nessa feira, é possível comprar hortifrutigranjeiros, artesanato, saborear pratos típicos acompanhados de uma cerveja gelada, além, é claro da possibilidade de degustar uma cachaça da região. Recentemente, outra feira começou a ser realizada no mesmo local às sexta-feiras à notinha, propiciando aos diamantineses e turistas uma alternativa para curtir um happy hour e saborear pratos típicos. Vale ressaltar que em ambas as feiras do Mercado Velho em Diamantina acontecem apresentações musicais de artistas locais.

Feira do Mercado no sábado de manhã em Diamantina

Prá fechar a postagem,  a seguir deixo música "Feira de Magaio", composição de Sivuca e Glorinha Gadelha, interpretada pela cantora Clara Nunes. É uma música que retrata uma feira específica, mas que traduz muito bem a atmosfera do "universo" das feiras que acontecem pelo mundo afora, quer seja sábado, domingo, segunda, terça, quarta, quinta ou sexta-feira...


Clique para ouvir

Feira de Mangaio

Composição:  Sivuca e Glorinha Gadelha
Intérprete: Clara Nunes

                         C#m7/5b
Fumo de rolo arreio e cangalha
                F#7               Bm
Eu tenho pra vender, quem quer comprar
                       C#m7/5b
Bolo de milho broa e cocada
                F#7               Bm
Eu tenho pra vender, quem quer comprar
                          C#m7/5b
Pé de moleque, alecrim, canela
              F#7               Bm
Moleque sai daqui me deixa trabalhar
                                C#m7/5b
E Zé saiu correndo pra feira de pássaros
                F#7             Bm
E foi "passo" voando pra todo lugar


             B7                Em
Tinha uma vendinha no canto da rua
             A7            D7M
Onde o mangaieiro ia se animar
            G                C#m7/5b
Tomar uma bicada com lambu assado
              F#7      Bm
E olhar pra Maria do Joá


                          C#m7/5b
Cabresto de cavalo e rabichola
                F#7               Bm
Eu tenho pra vender, quem quer comprar
                        C#m7/5b
Farinha rapadura e graviola
                F#7               Bm
Eu tenho pra vender, quem quer comprar
                            C#m7/5b
Pavio de cadeeiro panela de barro
                F#7               Bm
Menino vou me embora tenho que voltar
                                  C#m7/5b
Xaxar o meu roçado que nem boi de carro
               F#7                 Bm
Alpargata de arrasto não quer me levar


                    B7                Em
Porque tem um sanfoneiro no canto da rua
           A7                D7M
Fazendo floreio pra gente dançar
               G            C#m7/5b
Tem Zefa de Purcina fazendo renda
             F#7        Bm
E o ronco do fole sem parar

terça-feira, 26 de julho de 2011

TIRAGOSTO - Festival Gastronômico e Musical em Diamantina

Acontece em Diamantina, a partir do próximo dia 30 de julho até o dia 3 de setembro, o Festival Gastronômico e Musical TIRAGOSTO, boa oportunidade para os amantes da gastronomia apreciarem os tira-gostos que serão servidos em diferentes bares da cidade, ao som da música dos artistas que se apresentarão durante o evento.

Confira mais informações em:

Saúde,  bom apetite e aproveite!

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Vale, Vida, Verde, Versos e Viola - Festivale 2011

A partir do dia 24 próximo até o dia 30 de julho, acontece na cidade de Jequitinhonha a 29a. edição do Festivale - Festival de Cultura Popular do Vale do Jequitinhonha.

Para maiores informações:

Festival Cultural de Curralinho 2011 - Programação

Clique no cartaz para ver em tamanho ampliado

sábado, 16 de julho de 2011

Savassi Festival 2011

Prá quem curte o jazz, uma boa opção é prestigiar o Savassi Festival 2011, festival que ocorrerá a partir do dia 25 de julho próximo em Belo Horizonte, Juiz de Fora, Rio de Janeiro e São Paulo, com diversas atrações e nomes do jazz nacional e internacional.

Maiores informações:



quinta-feira, 14 de julho de 2011

Água, Folhas e Frutas - por Harlen Quaranta

ÁGUA, FOLHAS E FRUTAS

Harlen da Luz Quaranta


Não é que eu seja médico ou estudioso do assunto, mas as fases da nossa vida e as mudanças do nosso corpo qualquer um pode perceber. Quando ainda criança, correr, pular, gritar e brincar intensivamente é natural.

Daí chega a adolescência, outra fase, na minha época brincávamos de cabrito, garrafão, pegador de lata, "caí" no poço, este então era excitante, era a chance de pegar nas mãos de uma menina, abraçá-la, os mais ousados davam até uns beijinhos.

Depois mais adiante, já rapazola, outra fase de muita energia, muita festa, churrascos, cachoeiras, sempre muita estratégia pra pegar as “minas”, muitas vezes já pintava até uma namoradinha.  As caminhadas então eram uma farra, na mochilinha não faltava a linguiça toscana, cervejinha, o famoso "vinho chapinha" ou a cachacola, nossa turma a chamava de "cafezinho forte".

Aí esta fase também passa e cada um segue seu rumo e chega a fase do matrimônio. Casamos e constituímos família, aí com mulher e filhos, grandes mudanças nesta fase da vida e os encontros da nossa turma ficam mais raros e passamos a nos falarmos pelo telefone ou mensagens por e-mail, MSN.

Com tudo isso, o tempo esta passando e a idade chegando, entramos na fase dos “enta” e com ela as macacoas. Nesta fase os chegados passam a ser a turma do “ista”, o cardiologista, a nutricionista, o urologista e outros. Com eles os encontros são mais frequentes e a gíria que era tão comum na fase de rapazola, tipo mina, kamelaus, dar um giro, passa a um dialeto rotineiro tipo hemoglobina glicada, pós prandial, colesterol total, H.D.L e outros.

E o que já foi um corpitcho sarado e cobiçado muitas vezes já é aquele barrigão, o individuo é uma bomba ambulante, infarto, AVC e outros podem o detonar  a qualquer momento. Os que acordam a tempo entram na fase do regime, da abstinência, aí é aquele sacrifício, é como se fosse uma regressão. Vem o não posso, não bebo, não como e aquela nova turma, tipo o cardiologista, tá sempre te dizendo fica vivo, se você não reagir agora, mais adiante vai ser pior, pense na sua família eles precisam de você.
Aí quem segue o conselho e liga o alerta e reage, passa pra uma nova fase a da água, folhas e frutas.

Vida longa e saúde pra todos nós.

domingo, 26 de junho de 2011

Festa do Rosário no Serro 2011

Está acontecendo na histórica cidade do Serro, do último dia 24 até o dia 4 de julho, a tradicional Festa do Rosário. Para maiores informações, acesse:


domingo, 19 de junho de 2011

Festivais de Inverno ao longo da Estrada Real

Faltando dois dias para o começo do inverno no hemisfério sul em 2011 (21/06), já tem feito um "friozinho" em Minas, "bom" para tirar os casacos, cachecóis e gorros do armário, e também para aproveitar as comidas e bebidas que a estação pede, como um bom caldo, um choconhaque, etc. E, literalmente nesse clima de inverno, algumas cidades de Minas que se localizam ao longo da Estrada Real apresentam em sua agenda cultural os chamados "festivais de inverno", que são eventos em que durante alguns dias são realizadas atividades culturais como oficinas, apresentações musicais e teatrais, exposições fotográficas, entre outras.

Talvez o mais antigo festival de inverno de Minas e do Brasil, e certamente precurssor de muitos festivais nesse tipo de formato que são promovidos no estado e no país, é o Festival de Inverno da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que em 2011 já vai para a sua 43a. edição. Realizado pela primeira vez em 1967 em Ouro Preto, o festival já percorreu outras cidades como São João del-Rei, Poços de Caldas, Belo Horizonte, e nos útimos anos está sendo sediado em Diamantina. E em 2011, a direção do Festival de Inverno da UFMG decidiu expandir o festival para mais de uma sede. Nesse sentido, além de Diamantina,  Brumadinho (Inhotim), Cataguases e Tiradentes também sediarão o evento, que ocorrerá entre os dias 8 de julho e 7 de agosto. Maiores informações: 

Festival de Inverno da UFMG:  www.ufmg.br/festival

Apresentação teatral durante Festival de Inverno da UFMG em Diamantina

As Universidades Federais de Ouro Preto (UFOP) e de São João del-Rei (UFSJ) também promovem seus festivais de inverno, que atraem muitas pessoas interessadas em curtir as atividades de sua extensa agenda cultural. O Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana é realizado pela UFOP, e acontecerá naquelas duas cidades históricas entre os dias 8 e 24 de julho de 2011. Já em São João del-Rei, a UFSJ realiza em 2011 a 24a. edição do Inverno Cultural de 16 a 30 de julho. Confira mais informações em:

Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana: http://www.festivaldeinverno.ufop.br/2011/

Inverno Cultural de São João del-Rei: http://www.invernocultural.ufsj.edu.br/


Apresentação musical durante Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana

O Centro Cultural Pró-Música realiza em Juiz de Fora entre os dias 17 e 30 de julho a 22a. edição do Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga. Durante o festival de inverno, várias palestras e cursos são oferecidas aos interessados, bem como uma série de apresentações musicais ocorre em teatros e espaços públicos com entrada franca. Para maiores informações:


Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga: http://www.promusica.org.br/

Em Sabará e Milho Verde, também diversas apresentações culturais e oficinas agitam os festivais de inverno dessas localidades e que também são uma boa opção para quem quer se "aquecer" na estação fria. Na histórica Sabará, várias atividades culturais são realizadas no mês de julho, além de shows e eventos que são provovidos durante a comemoração do aniversário da cidade, no dia 17. Por sua vez, em Milho Verde, distrito de Serro, ocorre o 12o. Encontro Cultural de Milho Verde, do dia 17 ao dia 24 de julho de 2011. Maiores informações:

Festival de Inverno e Aniversário de Sabará: http://www.sabara.mg.gov.br/

Encontro Cultural de Milho Verde: http://www.institutomilhoverde.org.br/ 

Atividade cultural durante o Encontro Cultural de Milho Verde

Em Ouro Branco, acontece entre os dias 1o. e 10 de julho o VI Festival de Inverno de Ouro Branco, com várias atrações culturais e shows. Confira maiores informações em:


Festival de Inverno de Ouro Branco: http://fiobmg.blogspot.com/

No sul de estado, a cidade de São Lourenço realiza, em 2011, a segunda edição do Festival de Inverno, que acontece entre os dias 14 e 24 de julho. Maiores informações:


Festival de Inverno de São Lourenço: http://www.festivaldesaolourenco.com.br/index.html

Prá fechar a postagem, vale a pena lembrar também outro festival de inverno que ocorre ao longo da Estrada Real, o Festival Cultural de Curralinho, realizado durante o mês de julho em Extração, distrito de Diamantina. Para maiores informações sobre esse evento cultural, acesse os links abaixo.

Festival Cultural de Curralinho:

http://zevandiamantina.blogspot.com/2011/07/festival-de-cultura-de-curralinho-2011.html

sábado, 4 de junho de 2011

Mostra de Cinema de Ouro Preto 2011

Para os cinéfilos de plantão, a histórica Ouro Preto realiza, do dia 15 a 20 de junho de 2011, a 6a. edição da CINEOP, Mostra de Cinema de Ouro Preto.

Maiores informações, confira em:

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Manhã de Domingo com Brilho de Metais - por Harlen Quaranta


MANHÃ DE DOMINGO COM BRILHO DE METAIS


Harlen da Luz Quaranta


É sempre bom, ver e ouvir a musicalidade de nossa terra aflorada ao vento. Fui testemunha disso neste domingo de sol frio, mas quente no brilho de metais, ali no Beco do Alecrim, onde postada para uma apresentação estava a banda Euterpe Diamantinese.

Arranjos do cancioneiro popular da musica brasileira, lá foram apresentadas e entusiasmadamente aplaudidas pelos presentes, na sua maioria turistas; pouquíssimos diamantinenses prestigiavam o evento, talvez por falta de divulgação.

Fato é que a musica ainda se mantém entre as grandes tradições de nossa terra. Melhor ainda é ouvir adolescentes de 15 ou 16 anos lá presentes,  “que esse trem até que é legal”, referindo-se à apresentação, provando que a música atinge o coração das pessoas sem limite de idade.

Ouvimos, além de um entrosadissímo diálogo musical,  arranjo do maestro Edson, intitulado “Detalhes de Domingo”, pout pourri de Raul Seixas, Tristeza do Jeca e outros.

Parabéns à banda Euterpe Diamantinse pela brilhante apresentação.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

BH Music Station 2011

Que tal pegar o trem e curtir uma performance ao longo da viagem, ou um show nas estações de embarque?

Isso é o BH Music Station, que em sua edição 2011 traz diversas atrações e apresentações musicais em palcos montados em quatro estações do metrô de Belo Horizonte, a saber, Central, Santa Inês, Minas Shopping e Vilarinho.

O evento ocorre em BH nos sábados 4, 11 e 18 de junho. Maiores informações:

domingo, 22 de maio de 2011

Festa do Divino em Diamantina 2011

Em diversas cidades do Brasil, é realizada a Festa do Divino, que tem suas origens nos tempos em que o país ainda era colônia portuguesa. A festa rememora a descida do Espírito Santo sobre Nossa Senhora e sobre os apóstolos, no Cenáculo, após a ressurreição de Cristo.

Em Diamantina, normalmente a Festa do Divino é realizada próximo ao dia de Pentecostes, com tradicionais costumes e celebrações. É o caso do bolo de arroz, que é servido na Alvorada que marca o ínicio da festa. E do Império do Divino, que constiui um cortejo em que pessoas desfilam por algumas ruas da cidade, trajando roupas e adereços que lembram o Divino Espírito Santo, seus dons e frutos.

Em 2011, o dia de Pentecostes será 12 de junho, e a festa em Diamantina terá início no dia 24 do mesmo mês.


Maiores informações: