Minha lista de blogs

sábado, 9 de junho de 2012

Túnel do tempo

TUNEL DO TEMPO
Harlen da Luz Quaranta
harlenquaranta@ig.com.br



Eu era um garotinho com apenas dez ou onze anos de idade, mas o acontecido foi marcante, por todo o contexto que levou ao fato. Nesta época eu e mais trinta e cinco a quarenta garotos  todos nesta faixa etária de idade fazíamos parte do inesquecível coral dos Bem-ti-vis da Sé Catredal de Diamantina, que tinha também o coro de adultos que chamávamos  de coro de homens, referencia a idade deles em relação a nossa. Viajávamos muito, pois o coral era de grande excelência no cantar, eram vários consertos em várias cidades de Minas Gerais. A primeira viagem fora do estado, foi justamente para a capital brasileira, é isto mesmo fomos para Brasília. Nesta mesma viagem, na ida apresentamos  na cidade de Curvelo, uma cantata de natal lindíssima, seguindo viagem pra Brasília logo após na mesma noite. Nós garotos e todo o coral estávamos ansiosos com esta apresentação na catredal de Brasília .
Já em território brasiliense, hospedamos no Ginásio Poliesportivo Presidente Médici, fomos recebidos para um completíssimo  café pelo nosso conterrâneo Lucas Zacarias de Azevedo em sua casa e as refeições eram em um restaurante chamado Angu a Baiana.
Ensaiamos na moderna catredal de Brasília já no dia do conserto, em seguida fizemos um tur pela cidade e logo voltamos ao ginásio pra descansarmos e concentramos, pois existia uma tensão muito grande para esta apresentação, afinal estávamos abrindo fronteiras.
Então a hora passou e a seção de banho e aprontação começou. Nós os garotos vestíamos como uniforme uma túnica vinho com um adereço branco por cima e um colarim rococó, estilo padre barroco, os homens vestiam terno preto e camisa branca. Foi aí que na hora deste banho um paletó de um dos homens foi parar não se sabe como no batente da porta do banheiro onde eles tomavam o banho, já dá pra imaginar né, o paletó ficou todo molhado e pisoteado, como se fosse um pano de chão. O maestro entrou em parafuso, desespero total, pois não havia outro paletó reserva, um sem paletó o coral estaria  descaracterizado, desuniforme já se sentindo desafinado. Mas neste no coro de homens havia uma grande figura, chamado Lulu Nascimento (i.m). E naquele momento de desespero, com raciocínio rápido e grande sapiência, sugeriu que todos do coro de homens se apresentassem sem o paletó, somente com a camisa branca de mangas compridas, o que foi a solução para a tranqüilidade do maestro e equilíbrio de todo o coral. A confiança voltou e nos apresentamos para um grande e seleta platéia. A catredal lotada se emocionou com a nossa apresentação, a musica de encerramento chamava-se Hodie Cristtus, apresentada com direito a biz. Lulu Nascimento (i.m) sugeriu e a cantada de natal na capital do Brasil, foi sem paletó mas a oito vozes, marcando de vez o sucesso do coral por durante alguns anos a fora. É por estas e outras que ele (Lulu) sempre foi um AMIGÃO. 

sábado, 12 de maio de 2012

Festa do Divino em Diamantina 2012

Acontece em Diamantina, do próximo dia 18 até o dia 27 de maio, a tradicional Festa do Divino Espírito Santo.

Clique no cartaz para ver em tamanho ampliado

Maiores informações:


domingo, 8 de abril de 2012

Isso é o Mercado Velho de Diamantina - por Harlen Quaranta

ISSO É MERCADO VELHO EM DIAMANTINA

Harlen da Luz Quaranta
harlenquaranta@ig.com.br


Das cavalgadas que chegam
A largada dos trilhões
O Mercado está aberto
A todas as gerações
Sua praça é do povo
De todas as raças
Várias são as manifestações
Do encontro de culturas
A feira das verduras
Da couve, alface e chuchu
Ao bolo de kobu
Abatido, tem frango caipira
E de moinho, fubá pro seu angu
Deliciosas quitandas caseiras
Pra incrementar sua merendeira
Tem tijolo de rapadura
Requeijão e queijo fresquim
Tem até banca com salgadim
Acarajé, pastel, empada e coxinha
Pra acompanhar tem uma cervejinha
Feijão tropeiro com salsa e cebolinha
De carne, tem paçoquinha
 vai mais uma cachacinha
Xibiu do Burgalhau ou Seresteira
É a aguardente que aquece
Desde a sexta-feira
Por isto você nunca te esquece
Das suas modas de viola
Aos sorrisos largos e marotos
Pras negras, ruivas, loiras e morenas
São as belas fêmeas que por lá desfilam
Aí garanhões de todas as idades apreciam
Então rola um cochicho ao pé do ouvido
Ou um bate-papo descontraído
Doce como a garapa de cana
Diversificado como os seus chocolates
Temperado com alho e pimenta
E conservado como o broto de bambu
De fino trato é seu artesanato
Tem prata da casa no palco musical
Reluzente como o brilho de cristal
Pra cantar MPB a marchinha de carnaval
Em pontos definidos
Estão seus frequentadores assíduos
Lá a terceira idade é pura euforia
Sempre com seu guia
Te curte com muita energia
Turistas te deslumbram
Quem não veio, perdeu
E quem veio dançou
Isso é Mercado Velho em Diamantina


  
Mercado Velho durante a feira do sábado em Diamantina -  Fotos: Harlen Quaranta

sábado, 24 de março de 2012

Imagens antigas de Diamantina pelo IPHAN

O Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional lançou em junho do ano passado, o livro "Diamantina - imagens", que apresenta um bela coleção de fotos antigas de Diamantina constantes no acervo do IPHAN. O livro em formato digital pode ser acessado através do link abaixo.

Cine Mercúrio em Diamantina - Abril 2012

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

DIAMANTINA NA FOLIA

Harlen da Luz Quaranta
harlenquaranta@ig.com.br


É Diamantina no carnaval
Tem Bat  Caverna e alegria
E o nosso Axé Mineiro
Com a Bartucada na folia
Pra cair nessa folia, Me Ampara Se Não Eu Caio
No Xai Xai com a galera eu saio
É carnaval, é samba, é frenesi
São as galeras chegando por aí
Com as  Domesticas na concentração
Rola samba, bebedeira e percussão
Com desfile em cordão
Vai formando um arrastão
Tem Rato Seco, Peninhas e Pé de Serra
Sapo Seco sobe a avenida
Enchendo a praça 
No Largo pra toda massa
Na praça do mercado a noite vira o dia
Com a galera agarrada na folia
Bat Caverna e Bartucada, embala a multidão
Em Diamantina é a festa do povão
E o carnaval mais ligth
Com samba de raiz
Cantar, sambar, Sambêco
Pra Diamantina ser feliz
Das belezas deste velho arraial
Do Tejuco a Diamantina atual
Do samba, dançado, suado e rasgado
Como é lindo o seu carnaval
Das suas riquezas, está o ouro
Do seu maior espaço, o Ti ti ti
É lá que o folião  doidão
Não arreda o pé dali
Pra mulherada linda e assanhada
Tem um bzum zum da garotada
Pra conquistar esta moçada
Só esta rapaziada sarada
A força do beijo
Na língua de todas as raças
Do idioma falado, uma só intenção
Muitas cantadas e só azaração
Pra agüentar este rojão
Só com uma berola na mão
Beber no gargalo ou no funil
Pra pegar o mulheril
E com os cinco dias de folia
Virando a noite e o dia
A festa vai chegando ao seu fim
Ano que vem, tem mais festa pra mim

Rua da Quitanda no Carnaval Diamantina 2012

Bar do Titi no Carnaval Diamantina 2012

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Festival de Férias de São Gonçalo do Rio das Pedras 2012

Está acontencendo em São Gonçalo dos Rio das Pedras até amanhã o XV Festival de Férias, boa oportunidade para curtir diversas atrações culturais, além da gastromia e das belezas naturais que o lugar oferece.


Maiores informações: