Minha lista de blogs

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

O Circo - por Harlen Quaranta

O CIRCO



Harlen da Luz Quaranta

harlenquaranta@ig.com.br

O circo faz parte da vida da gente desde criancinha, quando ainda garotinho aguardava ansioso a chegada de um, aqui na nossa cidade. Aí com meus irmãos e meu pai íamos em busca desse divertimento. Como é mágico um circo na vida da gente! Hoje faço o papel inverso, pois sou o pai levando minhas crianças ao divertimento do circo, que de tempos em tempos chega a nossa cidade. Por falta de opção em lazer na cidade e talvez pelo episódio em que o circo foi envolvido, parece que na questão de segurança na localização, o circo foi pra mídia, e nos quatro cantos da cidade sabia-se que aqui estava pra estrear um circo, então por isto o bicho ficou lotado no dia da estreia.

Não foi a primeira vez que um acontecimento atípico envolvendo circo alardeia em nossa cidade. Em outra ocasião, quando adolescente estudante do então segundo grau, no período da noite, vindo pra casa depois do dia letivo me deparei com centenas de pessoas correndo apavoradas. Nesta época estava instalado no Largo Dom João, ali no antigo CESU um circo. Acontece que neste dia um dos astros do circo - um elefante - se estressou e enfureceu no momento de sua apresentação. Imagine um animal do porte de um elefante enfurecido. Nenhum dos espectadores, logicamente esperou pra que ele se acalmasse e continuasse seu show, saíram em disparada por todas das direções.

Eu sem saber o que acontecia, somente retornava pra casa, vendo aquele corre-corre apavorante, voltei pra trás correndo também, sem saber o porquê. Depois de algum tempo correndo, sem enxergar o perigo, paramos pra respirar e só ai eu soube do acontecido. Com a aparente calmaria votamos pro Largo, e o astro da noite já tinha se acalmado. Por causa deste acontecimento o circo caiu na mídia, todo mundo queria vir ao espetáculo pra ver o elefante.

 Vê-se que o circo faz parte da vida da gente e com episódios atípicos na nossa cidade. Assim como o circo, de tempos em tempos temos um “pleito eleitoral”, em breve estará rodando pela cidade carros de som, anunciando o “espetáculo”, inúmeros “artistas” estarão nos oferecendo melhores condições de vida, mais saúde, melhor educação, salários melhores, lazer e cultura pra todos nós. Tudo isto para que nós espectadores (eleitores) possamos entrar no seu show e lhes dar esse poder. Que lhes concedamos “um voto de confiança”, como eles sempre nos pedem. Ai que devemos ficar atentos e não enfiar o dedo na cumbuca, pois já estamos há anos com as promessas desses grandes espetáculos. Depois que eles assumem o “circo”, sobra pra nós somente elefante branco, tipo estradas mal conservadas, escolas inacabadas, hospitais mal equipados e sem médicos, a segurança então nem se fala, está um caos. Mágicos sumindo dinheiro publico, das suas cartolas para paraísos fiscais e sobram pra nós somente tributos. Leões vorazes triturando nossos salários. E nós o povo, a vida inteira na corda bamba, fazendo malabarismo o ano inteiro pra sobreviver. Até quando seremos os palhaços? Respeitável público, outubro vem ai, seja consciente com mais este “espetáculo”, use o seu dedo pra mudar este “show”. 

Nenhum comentário: