ÁGUA, FOLHAS E FRUTAS
Harlen da Luz Quaranta
Não é que eu seja médico ou estudioso do assunto, mas as fases da nossa vida e as mudanças do nosso corpo qualquer um pode perceber. Quando ainda criança, correr, pular, gritar e brincar intensivamente é natural.
Daí chega a adolescência, outra fase, na minha época brincávamos de cabrito, garrafão, pegador de lata, "caí" no poço, este então era excitante, era a chance de pegar nas mãos de uma menina, abraçá-la, os mais ousados davam até uns beijinhos.
Depois mais adiante, já rapazola, outra fase de muita energia, muita festa, churrascos, cachoeiras, sempre muita estratégia pra pegar as “minas”, muitas vezes já pintava até uma namoradinha. As caminhadas então eram uma farra, na mochilinha não faltava a linguiça toscana, cervejinha, o famoso "vinho chapinha" ou a cachacola, nossa turma a chamava de "cafezinho forte".
Aí esta fase também passa e cada um segue seu rumo e chega a fase do matrimônio. Casamos e constituímos família, aí com mulher e filhos, grandes mudanças nesta fase da vida e os encontros da nossa turma ficam mais raros e passamos a nos falarmos pelo telefone ou mensagens por e-mail, MSN.
Com tudo isso, o tempo esta passando e a idade chegando, entramos na fase dos “enta” e com ela as macacoas. Nesta fase os chegados passam a ser a turma do “ista”, o cardiologista, a nutricionista, o urologista e outros. Com eles os encontros são mais frequentes e a gíria que era tão comum na fase de rapazola, tipo mina, kamelaus, dar um giro, passa a um dialeto rotineiro tipo hemoglobina glicada, pós prandial, colesterol total, H.D.L e outros.
E o que já foi um corpitcho sarado e cobiçado muitas vezes já é aquele barrigão, o individuo é uma bomba ambulante, infarto, AVC e outros podem o detonar a qualquer momento. Os que acordam a tempo entram na fase do regime, da abstinência, aí é aquele sacrifício, é como se fosse uma regressão. Vem o não posso, não bebo, não como e aquela nova turma, tipo o cardiologista, tá sempre te dizendo fica vivo, se você não reagir agora, mais adiante vai ser pior, pense na sua família eles precisam de você.
Aí quem segue o conselho e liga o alerta e reage, passa pra uma nova fase a da água, folhas e frutas.
Vida longa e saúde pra todos nós.