Está acontecendo na histórica cidade do Serro, do último dia 24 até o dia 4 de julho, a tradicional Festa do Rosário. Para maiores informações, acesse:
Minha lista de blogs
domingo, 26 de junho de 2011
Festa do Rosário no Serro 2011
domingo, 19 de junho de 2011
Festivais de Inverno ao longo da Estrada Real
Faltando dois dias para o começo do inverno no hemisfério sul em 2011 (21/06), já tem feito um "friozinho" em Minas, "bom" para tirar os casacos, cachecóis e gorros do armário, e também para aproveitar as comidas e bebidas que a estação pede, como um bom caldo, um choconhaque, etc. E, literalmente nesse clima de inverno, algumas cidades de Minas que se localizam ao longo da Estrada Real apresentam em sua agenda cultural os chamados "festivais de inverno", que são eventos em que durante alguns dias são realizadas atividades culturais como oficinas, apresentações musicais e teatrais, exposições fotográficas, entre outras.
Talvez o mais antigo festival de inverno de Minas e do Brasil, e certamente precurssor de muitos festivais nesse tipo de formato que são promovidos no estado e no país, é o Festival de Inverno da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que em 2011 já vai para a sua 43a. edição. Realizado pela primeira vez em 1967 em Ouro Preto, o festival já percorreu outras cidades como São João del-Rei, Poços de Caldas, Belo Horizonte, e nos útimos anos está sendo sediado em Diamantina. E em 2011, a direção do Festival de Inverno da UFMG decidiu expandir o festival para mais de uma sede. Nesse sentido, além de Diamantina, Brumadinho (Inhotim), Cataguases e Tiradentes também sediarão o evento, que ocorrerá entre os dias 8 de julho e 7 de agosto. Maiores informações:
Festival de Inverno da UFMG: www.ufmg.br/festival
Apresentação teatral durante Festival de Inverno da UFMG em Diamantina
As Universidades Federais de Ouro Preto (UFOP) e de São João del-Rei (UFSJ) também promovem seus festivais de inverno, que atraem muitas pessoas interessadas em curtir as atividades de sua extensa agenda cultural. O Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana é realizado pela UFOP, e acontecerá naquelas duas cidades históricas entre os dias 8 e 24 de julho de 2011. Já em São João del-Rei, a UFSJ realiza em 2011 a 24a. edição do Inverno Cultural de 16 a 30 de julho. Confira mais informações em:
Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana: http://www.festivaldeinverno.ufop.br/2011/
Inverno Cultural de São João del-Rei: http://www.invernocultural.ufsj.edu.br/
Apresentação musical durante Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana
O Centro Cultural Pró-Música realiza em Juiz de Fora entre os dias 17 e 30 de julho a 22a. edição do Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga. Durante o festival de inverno, várias palestras e cursos são oferecidas aos interessados, bem como uma série de apresentações musicais ocorre em teatros e espaços públicos com entrada franca. Para maiores informações:
Em Sabará e Milho Verde, também diversas apresentações culturais e oficinas agitam os festivais de inverno dessas localidades e que também são uma boa opção para quem quer se "aquecer" na estação fria. Na histórica Sabará, várias atividades culturais são realizadas no mês de julho, além de shows e eventos que são provovidos durante a comemoração do aniversário da cidade, no dia 17. Por sua vez, em Milho Verde, distrito de Serro, ocorre o 12o. Encontro Cultural de Milho Verde, do dia 17 ao dia 24 de julho de 2011. Maiores informações:
Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga: http://www.promusica.org.br/
Em Sabará e Milho Verde, também diversas apresentações culturais e oficinas agitam os festivais de inverno dessas localidades e que também são uma boa opção para quem quer se "aquecer" na estação fria. Na histórica Sabará, várias atividades culturais são realizadas no mês de julho, além de shows e eventos que são provovidos durante a comemoração do aniversário da cidade, no dia 17. Por sua vez, em Milho Verde, distrito de Serro, ocorre o 12o. Encontro Cultural de Milho Verde, do dia 17 ao dia 24 de julho de 2011. Maiores informações:
Festival de Inverno e Aniversário de Sabará: http://www.sabara.mg.gov.br/
Encontro Cultural de Milho Verde: http://www.institutomilhoverde.org.br/
Atividade cultural durante o Encontro Cultural de Milho Verde
Em Ouro Branco, acontece entre os dias 1o. e 10 de julho o VI Festival de Inverno de Ouro Branco, com várias atrações culturais e shows. Confira maiores informações em:
Festival Cultural de Curralinho:
http://zevandiamantina.blogspot.com/2011/07/festival-de-cultura-de-curralinho-2011.html
Festival de Inverno de Ouro Branco: http://fiobmg.blogspot.com/
No sul de estado, a cidade de São Lourenço realiza, em 2011, a segunda edição do Festival de Inverno, que acontece entre os dias 14 e 24 de julho. Maiores informações:
Festival de Inverno de São Lourenço: http://www.festivaldesaolourenco.com.br/index.html
Prá fechar a postagem, vale a pena lembrar também outro festival de inverno que ocorre ao longo da Estrada Real, o Festival Cultural de Curralinho, realizado durante o mês de julho em Extração, distrito de Diamantina. Para maiores informações sobre esse evento cultural, acesse os links abaixo.Festival Cultural de Curralinho:
http://zevandiamantina.blogspot.com/2011/07/festival-de-cultura-de-curralinho-2011.html
sábado, 4 de junho de 2011
Mostra de Cinema de Ouro Preto 2011
Para os cinéfilos de plantão, a histórica Ouro Preto realiza, do dia 15 a 20 de junho de 2011, a 6a. edição da CINEOP, Mostra de Cinema de Ouro Preto.
Maiores informações, confira em:
sexta-feira, 3 de junho de 2011
Manhã de Domingo com Brilho de Metais - por Harlen Quaranta
MANHÃ DE DOMINGO COM BRILHO DE METAIS
Harlen da Luz Quaranta
É sempre bom, ver e ouvir a musicalidade de nossa terra aflorada ao vento. Fui testemunha disso neste domingo de sol frio, mas quente no brilho de metais, ali no Beco do Alecrim, onde postada para uma apresentação estava a banda Euterpe Diamantinese.
Arranjos do cancioneiro popular da musica brasileira, lá foram apresentadas e entusiasmadamente aplaudidas pelos presentes, na sua maioria turistas; pouquíssimos diamantinenses prestigiavam o evento, talvez por falta de divulgação.
Fato é que a musica ainda se mantém entre as grandes tradições de nossa terra. Melhor ainda é ouvir adolescentes de 15 ou 16 anos lá presentes, “que esse trem até que é legal”, referindo-se à apresentação, provando que a música atinge o coração das pessoas sem limite de idade.
Ouvimos, além de um entrosadissímo diálogo musical, arranjo do maestro Edson, intitulado “Detalhes de Domingo”, pout pourri de Raul Seixas, Tristeza do Jeca e outros.
Parabéns à banda Euterpe Diamantinse pela brilhante apresentação.
Assinar:
Postagens (Atom)